Disney: A Gigante do Entretenimento Escolheu a Rede Polygon por Engano?

Por Lorenzo Giuseppe Franzero Filho e Camila Cezar Franzero, CP3P-F        

Buscando pelo Google, me surpreendi com a falta de conteúdo sobre esse tema em língua portuguesa, então, tentarei ao longo desse artigo, esclarecer por que os mecanismos de consenso ZK Knowledge viraram tão atrativos a ponto de chamar atenção da Disney e ser implementados pelo JP Morgan em sua Blockchain – e porque isso faz total sentido para todos os negócios existentes.

Primeiro, vamos à uma breve historinha para ilustrar o que seriam os mecanismos ZK Knowledge e seu conceito básico:

         Imagine que temos duas pessoas: Arnold (A) e Bernard (B), militares que não se conhecem pessoalmente e precisam realizar uma operação conjunta. Arnold é um major de uma força aliada à de Bernard, que é capitão.

        Eles precisam coordenar uma ação, mas suspeitam que sua comunicação pode estar comprometida, então, em dado momento, Bernard precisa da concordância de Arnold para iniciar um ataque aéreo.

         Para isso, ele precisa que Arnold o autorize, mas ele não pode revelar o código que libera o ataque aéreo (pois as comunicações podem estar comprometidas ou Arnold pode ser um agente duplo).

Estando sob suspeita de não ser quem diz ser, mas tendo necessidade de coordenar as forças, ele precisa provar seu posto, sem expor sua comunicação.

         Então, o que ele faz? Pensando em como solucionar o problema, ele fala o código reservadamente e dá ordem para que o avião aliado de sua força sobrevoe a região onde eles estão, três vezes, em círculos, antes de atacar efetivamente, avisando Bernard de sua ação e gerando a Bernard uma prova consistente de que ele possui o código para autorizar a ação, sem expor o código.

     Essa é uma ilustração conceitual simplificada de um mecanismo de prova de consenso com conhecimento zero (ZK Knowledge Proof²).

     Mas, qual a importância de existir uma tecnologia com implementação de ZK Knowledge Proof?

Em teoria, é a única criptografia que não pode ser quebrada não importando o nível de computação quântica que o adversário possua. Em segundo lugar: ao excluir o fator humano, o espaço para quaisquer eventuais alterações incidentais é drasticamente reduzido.

     A tecnologia agregaria aos mecanismos de KYC em crypto e Blockchain, aumentaria o nível de segurança da informação, diminuiria custos e barreiras no mercado crypto.

      Em um mundo onde uma das principais fragilidades da segurança cibernética é a engenharia social, reduzir a exposição ao risco de fatores humanos se tornou essencial para garantir a prosperidade dos negócios.

O JP Morgan Chase, já explora a tecnologia através de sua rede ZCash, a partir de um protocolo zk-SNARKs (zero-knowledge succinct non-interactive argument of knowledge, ou, argumento de conhecimento sucinto não-interativo de conhecimento-zero). O objetivo é aumentar a privacidade e a segurança da rede. Sua evolução, o zk-STARKs (zero-knowledge succinct transparent argument of knowledge, ou, argumento de conhecimento sucinto transparente de conhecimento-zero), é o último patamar de evolução, a partir do qual os protocolos se tornarão imunes a ataques até mesmo de máquinas com poder computacional quântico.

PS: Deixaremos um texto referencial da Binance Academy para quem tiver interesse em conhecer mais o assunto, agora focaremos em aplicações sobre os negócios¹.

Aos negócios, então?

    Em julho, a Walt Disney Co. anunciou um investimento massivo de recursos na Polygon através de seu projeto Disney Accelerator, sendo este o único projeto em Blockchain selecionado pela gigante do entretenimento. À ocasião, o comentário de Ryan Wyatt, CEO da Polygon, no Twitter, foi o seguinte:

“Fomos a única blockchain selecionada. Isso diz muito sobre o trabalho que está sendo feito aqui e para onde estamos indo como empresa.

“É meio divertido fazer o impossível.” – Walt Disney https://t.co/grpPIFz5Tg

— Ryan Wyatt (@Fwiz) 13 de julho de 2022

    O que a Polygon está fazendo de “impossível”? Eles estão estruturando investimentos em tecnologia de “ZK Proof” da ordem de US$ 1 Bi. Essa parte da solução, de segunda camada da rede Ethereum, promete colocar a Polygon (e consequentemente a Disney e os demais investidores) na vanguarda da segurança da informação, bem posicionados numa rede ágil, dinâmica e com possibilidade de desenvolvimento e evolução de um leque infinito de produtos com integração digital e funções do tão aguardado e, ainda indefinido, metaverso. Em janeiro foi feita a divulgação desse investimento, em julho a Disney estava anunciando o investimento via Disney Accelerator e já anunciou o primeiro produto que deve ser integrado à rede Polygon, um jogo de cartas chamado Lorcana³, com os personagens da Disney e prováveis interatividades em AR (“Augmented Reality” ou “Realidade Aumentada”, em português), a partir da Blockchain.

    Dificilmente um investimento consistente seria feito por um jogo de cartas, o que traz especulações sobre o potencial de implementação da Polygon com a tecnologia zk-STARKs.

    Para os demais negócios, isso pode significar uma virada de chave no aspecto da segurança da informação, num momento que vemos empresas brasileiras relevantes sofrendo ataques por fragilidade em seus setores de T.I (com sequestro de dados), soluções como Private Chains desenvolvidas internamente, onde cold wallets são integradas à rede, a comunicação é criptografada e a rede fica protegida em vários níveis contra a chamada engenharia social, isso significa uma economia de recursos relevante, associada à segurança operacional.

    O próximo nível do planejamento estratégico em escala global passa por eliminar fragilidades na exposição de dados e a tecnologia Blockchain joga uma luz enorme ao contexto brasileiro. Estamos muito atrasados, essa é a nossa primeira chance de correr atrás. Ajudar a sua empresa com esse planejamento também é uma das nossas metas aqui na Infraverse DAO.

¹ O QUE SÃO ZK-SNARKS E ZK-STARKS? Disponível em: https://academy.binance.com/pt/articles/zk-snarks-and-zk-starks-explained

²POLYGON’S ZERO KNOWLEDGE STRATEGY EXPLAINED. Disponível em: https://blog.polygon.technology/polygons-zero-knowledge-strategy-explained/

³DISNEY ANUNCIA LORCANA, SEU CARDGAME PARA COMPETIR COM MTG E POKÉMON TCG. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/voxel/245779-disney-anuncia-lorcana-cardgame-competir-mtg-pokemon-tcg.htm 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Posso ajudar?