Multidisciplinaridade na Blockchain: O Conhecimento é Descentralizado.

Escrito por Camila Cezar Franzero, CP3P-F

“Advogados cripto”, desenvolvedores, investidores. Essa tríade já não basta para o desenvolvimento de todo um mercado em franca ascensão.

Num contexto tão dinâmico, faz-se necessário que todas as bases sobre as quais se edifica o segmento cripto e blockchain sejam sólidas para que as transições mercadológicas transcorram com segurança jurídica e fiscal, além de levar em conta todo um legado existente nos diversos ambientes onde se aperfeiçoam negócios envolvendo Criptoativos.

Um grande erro, recorrentemente praticado no mercado cripto, é o isolamento do advogado. Colegas de profissão vêm tomando sobre si a missão de desenvolver esse mercado, a todo custo, a partir da regulamentação, com infindáveis discussões, conteúdo publicitário, cursos, mídia social e outras distrações, que por vezes, ignoram os demais mercados impactados pela regulamentação e consomem o empreendedor, ávido por soluções práticas e imediatas para a continuidade das suas atividades.

É fundamental que haja uma comunhão entre as diferentes áreas do conhecimento para que, enfim, o produto dessa combinação de esforços resulte em cases de qualidade que possam consubstanciar a elaboração de normas aderentes às melhores práticas – já existentes e inquestionáveis – do ambiente cripto e blockchain, identificadas nos lançamentos de NFTs, tokens e moedas, nos indeléveis registros desse enorme livro-caixa que perdurará indefinidamente.

Ora, as negociações desses ativos não nasceram a partir do momento em que se decidiu regulamentar a matéria e qualquer enforcement, para que seja aplicado, deve ocorrer após uma criteriosa avaliação de suas razões de ser, por profissionais aptos a fazê-los. Mas onde encontrar especialistas em um assunto tão inovador?

A experiência prática, que mais soa como um pleonasmo (se toda experiência é necessariamente oriunda de uma vivência e do conhecimento prático), precisa ser trazida à baila para compor o conhecimento teórico daqueles que buscam interpretar, através da literatura, um mercado que foi construído até aqui a partir da execução, da iniciativa e da composição de inteligências.

Por essa razão, a Infraverse atua como um hub que reúne profissionais de mercados tradicionalíssimos, já impactados pelos negócios com Criptoativos, como os mercados imobiliário, agropecuário, minerário, securitário, o terceiro setor e a própria indústria.

Entendemos que um trabalho de excelência é sempre feito a várias mãos.

Vamos juntos. 

#criptomoedas #blockchain #opinião #inovação #criptoativos #infraverse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Posso ajudar?