Dia do Contador: O Ingrato Desafio de Encontrar Elefantes Brancos em Balanços se Repete no Contexto da Blockchain.

Escrito por: Lorenzo Giuseppe Franzero Filho

Quando falamos em blockchain e ouvimos a propositura teórica de “um livro caixa cheio de funcionalidades”, pensamos em todo o avanço que isso traz à eficácia das cadeias produtivas e stakeholders. Ao mesmo tempo, é possível perguntar: essa conjuntura tecnológica eliminaria a figura do contador?

Me deparando com essa questão, penso muito nas atividades que a Infraverse tem desenvolvido no aspecto de compliance em blockchain e logo me vem à memória páginas lidas sobre trabalhos das famosas Big Four para a consolidação de negócios no mercado financeiro tradicional. Pensando sobre esses desafios, não há outro caminho, que não considerar impossível a dispensa da figura do contador na evolução de modelo econômico proposto pela blockchain.

Do mesmo jeito que o mundo evolui, a profissão tem uma tendência a evoluir. A multidisciplinaridade, exigida para enfrentamento dos novos desafios, fará com que o contador adquira contornos de profissional consultivo com maior expertise em tecnologia.

A razão disso é a nova dinâmica impor, aos que quiserem atender às demandas, uma (re)avaliação das skills aplicáveis. Assim, penso que para destrinchar esse infinito livro caixa e encontrar as informações a serem analisadas, o novo contador precisará de entendimento sobre duas questões principais: quais as dinâmicas de trabalho dentro de um modelo econômico descentralizado e como fazer um bom tracking service.

Práticas escusas no âmbito da blockchain envolvem usar projetos de moedas que fazem embaralhamento de endereços, através de shuffle wallets – o caso mais icônico de roubo de Bitcoins conhecido foi desvendado pelo FBI ao encontrar chaves privadas relacionadas a endereços de shuffle wallets na rede Monero, que pertenciam a um casal de influencers do setor (veja o caso Heather Morgan e Ilya Lichtenstein)¹, fazendo com que o novo desafio seja a compreensão das metodologias empregadas, associação dos endereços aos grupos de interesse atuantes e estabelecimento de formas eficientes de fazer um tracking service adequado.

Para quem conhece os números, é um prato cheio para explorar. Não está distante a popularização de plataformas onde usuários poderão fazer suas watchlists com endereços de interesse. Com a regulamentação e os procedimentos de KYC impostos às exchanges, o trabalho dos contadores no contexto da blockchain está apenas no início.

Um olho no seu balanço, um olho no do novo fornecedor e um no “livro caixa mundial”, poderia ser ficção, se não estivesse ocorrendo enquanto você lê esse artigo.

¹ CASAL DE ENTUSIASTAS EM CRIPTOMOEDAS É PRESO POR TENTAR LAVAR BITCOINS ROUBADOS DA BITFINEX. Forbes, 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2022/02/casal-de-entusiastas-em-criptomoedas-e-preso-por-tentar-lavar-bitcoins-roubados-da-bitfinex/. Acesso em 22.09.2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Posso ajudar?